quarta-feira, agosto 02, 2006

Mais tarde na Sala de Just...

quer dizer, no Clean Field...
Ir pro Clean Field de trem é sempre uma emoção. Por causa da chuva, o trem foi beeeeeeeeeeem lento. Acabei chegando depois das 19h30... Quero ver amanhã, pra voltar. Amanhã é meu primeiro dia de estágio na Neuroendócrino, lá no Instituto de Psiquiatria (IPq).
O plantão está, de certa forma, bem tranqüilo. Só temos 4 pacientes, mais Mimi e Cocó (que já moram por lá).
Fiquei sabendo que aquela menina de 2 anos de idade, que tinha meningococcemia morreu no domingo. O quadro se agravou mais ainda no sábado e ela não aguentou a piora, morrendo no domingo.
Complicado, né? Eu sei que "Não cairá a folha de uma árvore sem que o Pai queira e permita"; mas ainda é pesado vc ver uma criança até então saudável, ter uma doença como essa e morrer em menos de 48hs após o início do quadro... e olha que não é a primeira vez que vejo isso acontecer.
Outro que tbém acabou não aguentando foi um menino de 15 anos, que eu internei na UTI há uns 15 dias, com um quadro de raquitismo de causa genética à esclarecer e com pneumonia. No decorrer da internação, precisou ser intubado, precisou de Dopa e Dobuta e acabou evoluindo com insuficiência renal. Foi pra diálise, mas tb não güentou.
Dos 4 pacientes internados, a mais grave era uma bebê de 3 meses de vida, com uma história que começou há mais ou menos 2 meses atrás, qdo ela foi internada por pneumonia. Como não conseguiram um acesso venoso descente, fizeram uma flebotomia(dissecaram uma das veias dela, no caso a veia facial). Até aí, beleza...
O problema é que ela acabou evoluindo com Trombose Venosa Profunda (TVP) e precisou tomar anticoagulante oral. Recebeu alta e foi pra casa tomando o remédio por mais de 1 mês, sem ter feito um controle da parte de coagulação dela. Conclusão: De 6ª feira pra cá começou a ficar mais hipoativa, mamar menos, sonolência. Os pais levaram no hospital, onde fizeram uma tomografia, onde foi percebido uma baita hemorragia cerebral (AVC hemorrágico / AVCH)
Ontem foi pra cirurgia onde foi drenado o hematoma... vamos ver no que vai dar. Clinicamente ela está estável, mas sempre são uma caixa de suspresas.
Bom descanso pra mim e pra todos vcs

3 comentários:

Anônimo disse...

Aaaaa soh 1 super amigo mesmo pra ensinar como se comenta aqui rs... entao ta neh :P
Mas tem q elogiar mesmo? hehehehehe
Entao ta bom, eu ja tinha dito por email mas vou dizer de novo q eu adooooro ler seu blog. Qualquer hora me animo a fazer o meu tbem. To te esperando aqui viu. super bj :*

Anônimo disse...

humm... várias coisas heein...
caramba, ooo semaninhaa...
bjussssss

Anônimo disse...

eu adoro ler esse blog, mesmo quando tem essas noticias meio tristes..
poxa, esse bebê com AVEH ngm merece heein... ahh e akela criança da Púrpura, como evoluiu?
enfim, aparece mais faz favor E.T?
bjussssssss... akeles.. rs