domingo, janeiro 06, 2008

Fuvest!

Não... não sou eu quem vai prestar a 2ª fase da Fuvest. Graças a Deus eu já passei dessa época maldita de vestibular.

Deus me livre ter que passar por essa época de novo. É um stress besta que os professores do colegial e do cursinho criam, fazendo terrorismo dizendo que a enquanto estamos indo pra balada, um japones vai pegar o meu lugar na faculdade. Grande merda!!!

Em 1987, quando eu estava na 6ª série, eu aprendi com a "tia" Maria do Carmo, a minha professora de geografia, que a expectativa de vida de um brasileiro era de 62 anos (os homens viviam menos. Acho que uns 59 anos). Vinte anos se passaram e, pelo IBGE, a expectativa de vida de um brasileiro já é de 71,3 anos; ou seja, temos 49 anos para sermos o que quisermos, se considerarmos uma pessoa que entrou na faculdade aos 18 anos e fez um curso com 6 anos de duração.

Pra que a pressa de sair do colegial e entrar na faculdade? Acho que ainda existe aquela mentalidade do início do século passado onde a pessoa precisa fazer tudo correndo porque se vive pouco.

O pior é que em muitos casos, a família e os professores pressionam tanto uma pessoa a escolher o que ela quer ser "quando crescer" que acaba escolhendo qquer coisa.

Essa pessoa estuda como um imbecil, passa no vestibular e acaba largando o curso porque não era "aquilo que ela queria".

Espero que um dia essa mentalidade mude.


Como disse no início do post, hoje começou a 2ª fase da Fuvest, com a prova de português e duas das minhas meninas estão prestando: a Cami e a Keh. A Bu e a Cacau já passaram por isso, e estão na facul.


Meninas, com certeza já falaram um zilhão de vezes frases feitas como: "depende de vocês", "ninguém tá brincando no vestibular" ou ainda "que o destino de vocês depende do sucesso do vestibular".
Tenho certeza que vocês vâo fazer o melhor de vocês. Vão com calma e com confiança. O melhor vai acontecer. Estaremos na torcida, viu!!!!

Muitos beijos a vocês duas e boa sorte a todos que estiverem prestando vestibular...

Quero ver as duas comemorando o pós-prova assim...

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Gil!
Agora metade já foi. Acredito que as piores para mim já passaram. :)
Estou fazendo meu melhor, mas nao quero criar expectativas. Dia 7 saberemos!
beijos, saudades